Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Papo sério: Gravidez na Adolescência!

Hoje é dia de falar sobre um assunto que está cada vez mais comum. Eu mesma já presenciei muitas garotas da minha idade saindo da escola por causa da gravidez e isso vem acontecendo de alguns anos pra cá.
Antes de tudo eu queria dizer que não sou ninguém pra sair falando sobre esse assunto nem mesmo passei por esse tipo de experiência, mas o que vem acontecendo é sim algo que devemos debater porque é a realidade do nosso país atualmente.

Quem aqui nunca estudou na mesma escola onde várias garotas tiveram que interromper os estudos e deixar todos os sonhos de lado por causa de uma gravidez que não foi planejada? Quantas meninas tiveram suas vidas interrompidas por um erro que não poderá mais ser concertado? Muitas, não é? É triste saber que com todas as formas de proteção ainda existe esse tipo de "acidente", ou poderíamos chamar de descuido. Sei que nem todos os meios contraceptivos tem 100% de eficácia, mas por que não ser responsável em relação a isso? É fácil fazer o que dá vontade, mas e depois? Todos os nossos erros tem consequência, e quando se trata de gravidez, a consequência é bem pesada, né?

"Ah, transar sem camisinha é bem melhor!" "Ah, não vou lembrar de tomar meu anticoncepcional todos os dias!" "Eu não tenho dinheiro pra bancar anticoncepcional!" Chega de desculpinhas galera! Gravidez não é brincadeira e todos nós já sabemos disso. Camisinha tem de graça, anticoncepcional também. Basta abrir a mente e amadurecer. Se você não é maduro o suficiente pra lembrar que tem que tomar seu comprimido todos os dias, vai ser maduro o suficiente pra transar? Sexo não é brincadeira de criança.

E isso não é um assunto somente para as meninas, o cara também tem que saber sua responsabilidade. Sexo é bom sim, mas se tiver cabeça o suficiente pra saber tudo que transar envolve. Hoje em dia não existe mais a desculpa de que não tinha como se proteger, porque métodos de proteção é o que mais tem atualmente.

Não estou falando que gravidez é o fim do mundo, muito pelo contrário, gravidez pode ser muito bacana. Mas não quando estamos falando de uma garota que engravidou sem querer, que teve que deixar seus sonhos pra lá, deixar os estudos de lado, perder a melhor parte da juventude pra criar um filho, quando ela deveria apenas ser filha, não mãe.

Óbvio que gravidez na adolescência pode acontecer por causa de estupro, pode acontecer porque a menina foi obrigada ou por diversos outros motivos. Mas estou falando da garota que não se importou em se cuidar e do cara que disse que transar com camisinha é ruim. To falando do cara que disse que se a menina não quisesse transar sem camisinha o namoro estava acabado. Aí eu me pergunto: "É sério que existem garotas que caem nessa furada?" e a resposta é sim. E o pior de tudo é que o que mais tem por aí é esse tipo de garoto. Se o cara só quer sexo e não te dá valor, cai fora! Mas não vamos mudar o foco do texto.

Sei que a gravidez trás muita alegria e diversos outros sentimentos bons, mas quando tem pessoas que te amam e te apoiam. Quando você fica sozinha no mundo com um bebê no colo, a realidade é outra. Nem sempre a menina recebe todo o apoio que deve receber, nem sempre o pai da criança assume as suas responsabilidades. Assim como em outros casos pode ser diferente.

Nós podemos mudar isso. Basta ser consciente! Usar camisinha não é tão ruim assim, fora que te protege de muitas outras coisas, não só da gravidez. Sejamos maduras na hora de tomar decisões, sejamos adultas na hora de saber o que estamos fazendo, e com certeza, essa realidade vai mudar.

Era isso que eu queria falar pra vocês e acho que é sempre válido lembrar que tem que usar camisinha, que tem que se proteger, porque a vida é uma só e precisamos de um pequeno descuido pra ela tomar o rumo errado. Ter filho pode ser bom, mas não quando uma criança precisa largar tudo pra cuidar desse filho.

Fiquem com um documentário que achei muito interessante em trazer quando resolvi abordar esse assunto aqui no blog.


Convidei duas meninas pra responder algumas perguntinhas sobre o assunto, confira aí como foi a descoberta da gravidez delas!

Você tinha quantos anos quando descobriu a gravidez?
B.B: Tinha 17.
N.M: 14 anos.

Como foi e como você se sentiu?
B.B: Foi um susto, mas foi um susto bom.
N.M: Fiquei com medo, me culpei por não ter me cuidado, fiquei triste e com medo do que ia acontecer, se eu ia saber cuidar, do que seria de mim com 15 anos e um filho. Hoje em dia não me vejo sem meu filho. Ele com certeza foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, e por mais bobo que pareça, me sito mal por ter tido vontade de tirá-lo, mas faz parte...

Qual foi a primeira atitude que você tomou ao descobrir que estava grávida?
B.B: Contar pro meu namorado.
N.M: Pensei em tirar, fui atrás de algum remédio, chá, sei lá qualquer coisa, mas parei pra pensar no que eu tava fazendo e não tive coragem. Preferi assumir, até porque o bebê não tinha culpa de eu ter engravidado.

Como foi contar pra sua família? Eles te apoiaram?
B.B: Foi difícil em relação ao meu pai, que ficou chateado no início mas depois ele acabou entendendo e todos ficaram do meu lado.
N.M:  Não contei, não tive coragem. Esperei minha mãe descobrir sozinha, ela sempre esteve do meu lado, mas meu padrasto me expulsou de casa e meu irmão mais velho me rejeitou por alguns meses. Meu pai ficou um mês sem me procurar.

Em relação ao pai do bebê, conte como ele agiu ao receber a notícia.
B.B: Ele ficou muuuuuuuito feliz, era o que ele mais queria.
N.M: O pai do bebê pediu pra eu tirar, disse que era muito novo e não queria ter filho. No fim, ele assumiu por vontade dos pais.

Bom, o post de hoje fica por aqui. Desculpem por eu ter prolongado demais, mas acho que a abordagem desse assunto é sempre bem vinda. Beijos e até a próxima!

4 comentários:

  1. OI Flor.. Realmente esse é um assunto muito sério.. Temos que tomar muito cuidado, se a garota ja tem maturidade para ter relações, então ela tem que ter a maturidade de se cuidar e se previnir. Informações é que não falta hoje em dia não? Muito bom o texto flor, parabens.. Ja estou seguindo e curtindo seu face.. Beijos

    Da uma passadinha no meu:
    http://chiaroscurogirl.blogspot.com.br/2014/07/beleza-despercebida.html

    ResponderExcluir
  2. Que texto ótimo Júlia! Muito bom ver essa abordagem por aqui. Acho que, pra assumir a responsabilidade de uma criança, é preciso ter maturidade - e isso varia de pessoa pra pessoa, mas geralmente não vem tão cedo.
    Beijo, Bruna S. ♥
    Chanel Fake Blog

    ResponderExcluir
  3. Ai, Júlia... Tão complicado, né? Eu não era mais adolescente quando engravidei (estava com 21), mas estava na faculdade e... Poxa, eu era uma menina ainda... Mesmo sendo considerada uma adulta, muitos planos tiveram que mudar por causa do filhote. A vida nunca mais é a mesma...

    E mesmo com TODA essa informação, as adolescentes são sonhadoras... Fiz estágio em uma maternidade durante algum tempo e uma mãezinha com 16 anos me disse: "Ah, Débora... Saber a gente sabe... Mas eu achei que nunca fosse acontecer comigo." Eu fico com pena, sabe? Porque, infelizmente, é sempre a menina/mulher que acaba se prejudicando mais em relação à isso. Não tem jeito, só nós somos cobradas.

    Na nossa sociedade, sexo e proteção ainda são tratados como assunto proibido. Eu diria que na maioria das família é assim. E isso faz com que os adolescentes façam coisas escondido, com medo de que os pais descubram... Triste, né?


    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a sua abordagem! E também foi muito inteligente fornecer a prova cabal (vídeo), comprovando, com a realidade, que você está co a razão. Gostei mtmtmt do seu blog ^^

    http://imperfeitaselindas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários maldosos não fazem ninguém melhor que ninguém. Dicas e sugestões são sempre bem vindas <3